0

03.10.16 - Pássaro na Gaiola

Posted by Stella on 13:43 in ,
Já faz um tempo que não escrevo algo no blog que seja mais pessoal. Não sei se ainda tenho jeito pra isso, porque andei guardando o pessoal num caderninho preto escondido na gaveta do quarto. Motivo? Sempre que expomos uma opinião particular na internet, outra pessoa pode vir discordar. E aí que começa o problema. Não sabemos lidar com a opinião que difere da nossa. Parece que crescemos aprendendo que todo mundo que pensa diferente da gente só pode estar errado e, por causa disso, temos que nos tornar surdos pra qualquer coisa que a outra pessoa tem a dizer.
Já exclui muitos amigos da minha vida, porque a opinião diferente deles me incomodava. Como eles podiam não ver o mesmo que eu? Como eles podem ver 6 onde eu vejo 9? Hoje vejo isso como imaturidade. Da minha parte, claro. Aprendemos a nos fechar numa bolha de gente que pensa o mesmo que nós e o resto que vá pro inferno, não é assim?
Hoje vejo como isso é errado. Nem todo diálogo precisa terminar com "você tem razão". Alguns podem simplesmente chegar a "a gente não vai concordar, mas foi interessante saber seu ponto de vista". Por que é tão difícil? E é exatamente por ser tão difícil que as relações ficam tão superficiais. Parece que só temos o direito de concordar ou permanecer calados. De dizer "que linda!" ou "parabéns" e "é isso aí!". Na internet, ou nos tornamos boosters dos outros, ou o chato que está me fazendo pensar que existe outro lado.
Pássaros presos em gaiolas, suspensas num campo
de Narathiwat (Tailândia), disputam pelo melhor canto.
Ter opinião na internet é como um pássaro numa gaiola. A gaiola é a sua rede social. Ali você canta o que quiser. Ninguém manda em mim! Meus direitos! Meu espaço. Você é livre. Contanto que permaneça dentro da sua gaiola. Cometemos o erro de achar que podemos sair dali e ter as mesmas opiniões na gaiola dos outros. NÃ-NÃ-NI-NÃ-NÃO. Na gaiola dos outros você tem que cantar a música deles. No ritmo deles. E tem que gostar. Ou melhor nem ir visitar.
Seria tão legal se a internet fosse um campo aberto, sem gaiolas. Com sons e opiniões diversas interagindo em harmonia. Em constante mutação. Mas essa é a utopia da internet. A realidade é uma petshop no fim do mundo cheia de gaiolas de aço à prova de som.
E tá tudo tão errado.
Essa é a minha opinião. Você pode discordar. Cantamos uma canção dissonante e diferente. Ou não. Ou concorda e vamos sair cantando a mesma melodia. Podemos aprender com os dois. Devemos aprender com os dois. Precisamos sair da zona de conforto. Eu sei nada e tudo a respeito do que sei. Você sabe tudo e nada a respeito do que você sabe. Talvez juntos pudéssemos aprender um pouco mais sobre nós mesmos e sobre o mundo. Mas ainda preferimos a nossa gaiola de aço no fundo na petshop do fim do mundo. Por quê? 

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.