1

18.11.14 - "Animal Farm", George Orwell

Posted by Stella on 23:34 in ,
Eric Arthur Blair, mais conhecido por seu pseudônimo, George Orwell, escreveu em 1945 esse livro fantástico chamado Animal Farm. Peguei pra ler hoje, para descansar da leitura de um outro livro que tem uma narrativa um tanto quanto cansativa. E que ideia boa! A narrativa de Orwell é deliciosa.
Ele conta a história de uma fazenda, inicialmente chamada Manor Farm, comandada por um homem chamado Mr. Jones. A partir do discurso de um dos animais, inicia-se A Revolução dos Bichos (título do livro no Brasil), que sonham com um lugar melhor, onde eles trabalhem menos e aproveitem mais o fruto do próprio trabalho. Eles sonham com igualdade e liberdade. Só que as coisas não acontecem tão bem quanto na utopia animal. Líderes são necessários, e com toda liderança, vem a sede de poder, a oportunidade de tirar vantagem da situação. Leiam o livro! Não quero dar spoilers.
Orwell faz uma crítica inteligentíssima à política, à sociedade e ao povo, através dessa metáfora fantástica. Não tem como não ler isso e repensar sua posição no seu país. Que animal é você?
Enquanto lia, lembrei muito da edição número 2 do quadrinho Fábulas (intitulada Fábulas - A Revolução dos Bichos). Tudo faz sentido agora! Na época, eu tinha achado o máximo a ideia das Fábulas animais se revoltando contra as Fábulas humanas da cidade. Desde o título a escolha de quais animais têm quais funções, é uma releitura do clássico do Orwell. Recomendo!
Animal Farm é um livro breve, mas incisivo. Orwell falou que seria um conto de fadas, mas só que um conto de fadas para adultos. Na mesma ideia das parábolas, que eram necessárias para fazer com que conceitos mais complexos fossem entendidos mais claramente. Desde a introdução, já sabemos que este escritor tem um domínio muito bom das palavras, que nada está ali por acaso. E não senti falta de nada. Não encontrei contradições. É simplesmente uma obra prima.


1 Comments


Li esse livro, já em 1945 George Orwell, que era comunista, fazia críticas ao Comunismo, tipo o paradoxo: alguns bichos são mais iguais que os outros.

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.