0

12.11.14 - 'Damned' e 'Doomed', Chuck Palahniuk

Posted by Stella on 00:26 in ,
Finalmente terminei o segundo livro e posso falar do primeiro.
Damned (ou Condenada no Brasil) é um livro incrível, muito bom mesmo. Cinco estrelas.
Ele conta a estória da Madison Spencer, uma menina de 13 anos, filha de um casal que me lembrou muito Angelina Jolie e Brad Pitt, só que superficiais, viciados em drogas, e muito mais preocupados se estão sendo filmados do que com a própria filha. Eles só me lembraram o casal porque são mundialmente famosos e conhecidos por adotarem crianças de países de terceiro mundo e pela filantropia.
Bem, se parasse por aí seria mais um livro sobre uma filhinha de papai. Só que a melhor parte é: ela morreu e foi pro inferno. Sim, melhor parte. O livro é sarcástico, divertido e a protagonista, que também é narradora, é muito engraçada e ácida. Ele dá uma visão de inferno que nunca tinha visto ser discutida antes. Há também várias referências ao filme The Breakfast Club (ou Clube dos Cinco).
Li este livro super rápido, nem senti. É realmente uma leitura deliciosa e faz você criticar tanto a sociedade em que vivemos, quanto as instituições religiosas, só que sem parecer uma aula.

Bem, fiquei tão animada com o primeiro livro que fui correndo comprar o segundo, Doomed (ou Maldita no Brasil). Que decepção. Por algum motivo Palahniuk resolveu mudar o rumo da estória. Ele conta sobre a personagem, Madison, quando ela ainda estava viva e porquê ela se tornou o que se tornou. Só que ele fica parecendo que está tentando redimir a personagem e sua família o tempo todo. Achei essa leitura muito mais arrastada (não precisava de 329 páginas, sério) e o desenrolar da narrativa foi fraco. Ao longo da leitura senti que mais me afastava do que me aproximava da personagem. Ela fica tão boazinha e coitadinha que perdeu toda a graça que tinha no primeiro livro. Esse livro discute a influencia que a mídia de massa (e as religiões) têm e como eles podem manipular a vida das pessoas. A melhor parte pra mim é a cena que envolve o gato dela, mas não vou contar nada pra não estragar a parte legal do livro. Tem uma outra parte que foi engraçada e me lembra um pouco a Madison em Damned, que é quando ela inventa para os pais que está namorando Jesus. É bem absurda a cena e você fica imaginando que reação teria se fosse os pais dela.
Este livro termina com um gancho para uma continuação, mas definitivamente não vou ler. Dei 2 estrelas e recomendo (muito) ler o primeiro livro, mas parar por aí.



Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.