1

"The Island of Dr. Moreau" by H.G. Wells

Posted by Stella on 11:01 in ,
Este é o segundo dos seis livros da edição especial do H.G. Wells que mostrei em uma postagem anterior. Li bem mais rápido que o primeiro – The Time Machine, que foi assunto do último post –, em dois dias e meio. A estória é narrada por Edward Prendick através de uns escritos deixados para seu sobrinho, Charles Edward Prendick. Ele conta como foi parar na ilha, como conheceu o Dr. Moreau e seu assistente e sobre as criaturas que o Doutor havia criado.
Não acho muito bom dar muitos detalhes da estória porque Wells a escreve de forma que você mergulhe aos poucos naquele mundo. Ele vai apresentando tudo aos poucos, utilizando-se de descrições detalhadas do ambiente e das figuras que o protagonista encontra. E o leitor conhece esses personagens com a mesma surpresa que Prendick. Incluindo vários sustos e muita tensão, Wells insere o leitor em um mundo de pesadelo. Você não sabe direito quem é o inimigo, exceto que o Dr. Moreau é uma figura extremamente assustadora, no sentido de utilizar suas habilidades para seu mero entretenimento. No entanto, o protagonista parece sugerir que o grande mal vem do próprio homem, seja lá a forma que este tome, sempre tentando distorcer a natureza das coisas para seu bel-prazer.
Durante um momento do livro, ele faz menção ao livro O Homem Que Ri do Victor Hugo. Não sei se você já teve oportunidade de ler, mas é assustador o que as pessoas são capazes de fazer para se entreterem. Este livro faz um retrato bem sombrio da aristocracia inglesa do século XVIII. Tortura por tortura não é novidade na literatura, nem na história. Acredito que Wells mencione este livro para deixar claro ao leitor – se já não estiver ficado claro até então – que os “monstros” NÃO SÃO os verdadeiros Monstros, se é que deu pra entender.
Achei um livro muito bom mesmo. Gostei mais do que do anterior. Ele foi mais centrado e objetivo, o que acaba deixando tudo muito mais claro para o leitor. Baixei o filme pra ver se foram fiéis à estória. Vamos ver! ;)
Ainda dentro desse tema, a nova temporada de American Horror Story estréia este mês e fala exatamente sobre Freakshow, ou seja, provavelmente o Dr. Moreau teria sido muito bem recebido lá. rs Para quem curte o tema, imagino que será um prato cheio. Estou bastante curiosa! :D



1 Comments


Nóoo, a garota tá devorando livros...
Hoje eu não leio porra nenhuma, mas tive meu tempo de ler um livro atrás do outro, e também vários ao mesmo tempo, mas isso... foi no século passado! rsrs

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.