1

19.10.14 - "Perfume" by Patrick Suskind

Posted by Stella on 19:46 in ,
Primeiro preciso confessar que essa é uma leitura MUITO atrasada. Uma amiga da faculdade indicou este livro durante uma aula de literatura há pelo menos uns 4 anos atrás, talvez mais. E desde então eu estou pra ler, mas sempre acabava esquecendo que comprar, ou dava preferência para outro livro e assim por diante. Bem, finalmente li. E eis abaixo minha opinião a respeito.

Perfume é um livro bom. Não tem como negar isso. Só que eu não consegui achar ótimo, talvez porque, assim como O Rei de Amarelo, eu fui com muita expectativa (nota mental para parar de começar leituras cheia de expectativas), porque era afinal a estória de um assassino. Eu fui sedenta por sangue e o que eu encontrei não foi bem isso. Acho que na época que ele me foi recomendado, eu tinha sido avisada de que não era esse tipo de livro, mas acabei esquecendo desse detalhe.
O livro conta passo-a-passo desde o útero até a morte do protagonista, Jean-Baptiste Grenouille. E, começando pelo nome do personagem, é cheio de referências religiosas. Sério. Muitas. Mas não se engane, este não é nem de perto um livro religioso. Esta mais para a via crucis deste homem que é o tempo todo referido como um "carrapato", que suga tudo ao seu redor, principalmente os odores, e apenas abandona um lugar depois de ter conseguido tudo o que queria, deixando atrás de si um rastro de destruição. Ele não sente empatia, não consegue começar a compreender o que é compaixão, talvez porque nunca sentiu isso para com ele.
O argumento é ótimo. O que me incomodou um pouco foi a execução. A narrativa é dividida em quatro partes sendo que ele só vira um serial killer mesmo depois da página 200, ou seja, quase no final do livro. Todo o resto é para ir apresentando os personagens que interagem com ele e seus destinos sempre muito infelizes. Achei um pouco previsível depois de um tempo. Por mim, poderia ter focado mais NELE. No entanto, o autor preferiu dar mais atenção a estes outros personagens, sempre muito chatos, que ele encontra. Você só sabe como ele se sente quando chega e quando vai embora. A melhor cena pra mim foi a final, só que é dar muito spoiler dizer porque achei ótima. Mas quem ler vai entender.
Em resumo, dei 3/5 estrelas. Recomendo, mas sem expectativas. Você não vai encontrar romance e sangue. Não entre pensando nisso. Pegue este livro como Grenouille veio ao mundo, sem trazer nada consigo.
p.s: E essa capa é muito linda mesmo, né? :)

1 Comments


é sim Stella. linda capa. Não li o livro :S, mas gostei muito do filme com o mesmo nome. procure :D ótima semana pra ti

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.