6

28.09.14 - "As Brumas de Avalon" por Marion Zimmer Bradley

Posted by Stella on 15:28 in ,
FINALMENTE terminei de ler os quatro livros da série e digo isso porque tinha planejado terminar na sexta-feira, mas devido a muito estresse e cansaço só terminei hoje, domingo. Em poucas palavras, o livro narra os acontecimentos da época de Avalon, Camelot, Excalibur e do Santo Graal. Sempre ouvimos essas estórias contadas do ponto de vista masculino, mas a autora se propõe a contá-las pela visão das mulheres: Morgana, Viviane, Nimue, Niniane e, é claro, Gwenhwyfar. 
Acontece que simplesmente não consegui sentir empatia alguma pela última. Sério. Pra mim foi a personagem mais odiosa de todos os tempos – sonsa, preconceituosa, estúpida, ignorante, invejosa, egoísta, covarde, a lista é infinita. Percebi que a autora tenta fazer o leitor notar amadurecimento por parte das personagens, que todas tinham defeitos mas que em algum momento ou superaram ou tiveram que pagar por eles. Mas não consegui sentir isso acontecendo com Gwenhwyfar. Não houve um único momento da narrativa em que eu sentisse qualquer coisa boa pela personagem, por mais que a Morgana – linda, maravilhosa, poderosa – gostasse dela em certas ocasiões. Há uma parte do texto em que alguém diz, não lembro se Morgana ou Nimue, que na verdade o que torna Gwenhwyfar tão odiosa não é exatamente ela, mas o que ela representa: os padres machistas e torturados que pregram um deus nada misericordioso, que negam a vida e transformam tudo em pecado e proibição, só que, por sua vez, eles são ainda piores do que aqueles que tanto julgam.
O livro fala bastante sobre religião. E o tempo todo só serviu para reforçar o que eu já achava, que qualquer fanatismo é ruim, independente de onde venha. Há várias situações em que as personagens se questionam se realmente existe um deus, e, caso exista, se ele não seria um Puppet Master brincando com as vidas e destinos ao seu bel-prazer. Creio que esta é uma das principais discussões do livro, mas que só é realmente interessante quando o Merlin Taliesin participa. Personagem que, por sinal, é ótimo.
Um outro ponto amplamente discutido no livro é o papel da mulher na sociedade medieval. Não importa o quanto a autora tente dar importancia para as mulheres na narrativa, no final tudo depende dos homens, tudo termina com os homens e até mesmo a Grande Deusa da estória é jogada pra escanteio pelo Deus católico de Arthur. Isso me incomodou porque senti que a maioria das mulheres ali só sabem pensar em casamento, filhos, beleza e afins. Até mesmo as mais instruídas, como a Morgana, caem nas mesmas armadilhas que aquelas mulheres estúpidas que não sabem falar de outra coisa. Sei que isso é uma alegoria da representação da mulher no mundo real, onde não havia nada além do casamento e dos filhos para elas pensarem. Isso não acontece só nesse livro, mas em quase todos os outros livros com protagonistas femininas que vejo por aí. Acho que foi por isso que gostei tanto de The Bell Jar, onde a protagonista não vê o homem como um fim, mas como outra pessoa igual a ela, uma pessoa em que ela não precisa pensar o tempo todo, apenas quando convém.
No geral achei um livro bom, mas não entra no meu top 10 desse ano. Senti vontade de abandonar o livro várias vezes quando começa aquele ti-ti-ti de mulherzinhas falando de outras mulherzinhas, ou quando Gwenhwyfar abria a boca. No entanto, também não é um livro de todo ruim. Como disse acima, aborda assuntos interessantes e o Merlim Taliesin e a Morgana são ótimos personagens, que têm grande influência sob o leitor e são muito carismáticos. Dei 3/5 estrelas.

Próxima leitura: “The Time Machine” by H. G. Wells (Só acho que vou adorar.)



6 Comments


Adorei a crítica! Você escreve super bem, parabéns!


Adorei a crítica! Você escreve super bem, parabéns!


Eu disse que vc ia gostar! :)


Anônimo, obrigada! Seja quem for! :D


Stella,

Acho que os defeitos é que fazem um personagem divertido.

=D
Marcos


Marcos,
se ela tivesse sido colocada como a vilã, eu teria achado ótimo. Mas ela é retratada como a mocinha. Isso que me incomoda. :(

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.