2

31.08.14 - "The Truth Is a Cave in the Black Mountains" by Neil Gaiman

Posted by Stella on 17:06 in ,
Li esse livro dia 07/08, mas só agora me liguei que não cheguei a comentar nada a respeito dele. Mas não é como se eu comentasse sobre todos os livros que leio, apesar de que estou tentando começar a fazer isso agora.
Este é um conto do Neil Gaiman (sim, sou uma daquelas fãs fanáticas dele, mas não deixo isso afetar meu julgamento. Há livros dele que eu não gostei) com uma atmosfera bem diferente de outros. Apesar de ser um livro ilustrado, não é exatamente um quadrinho. É um livro no qual as ilustrações interagem com o texto, completando-o, não apenas ilustrando. Se é que deu pra entender. Coloquei um exemplo disso abaixo. A capa é linda, com lombada de veludo verde e letras em relevo.


O conto é narrado por um anão escocês que me lembrou muito o personagem Tyrion Lannister de A Game of Thrones. Não por ser um anão, mas pela consciência que ele tem do que isso significa para ele e por saber muito mais do que os outros julgam que ele saiba. O narrador começa tudo dizendo que não se arrepende de nada, que se perdoa por tudo que já tenha feito na vida, exceto ter abandonado sua filha. Ou seja, ele começa dizendo que "lá vem história". Só que não. Daí já vamos com ele procurar um homem chamado Calum MacInnes para guiá-lo até a tal caverna nas Black Mountains. E o conto é em grande parte sobre essa viagem deles e sobre o que é certo e errado, seria A Verdade uma coisa boa ou ruim? Claro que, chegando na caverna, coisas acontecem e eu vou parar por aqui, pois esta é a melhor parte do conto.

Nos agradecimentos, Gaiman conta que teve a ideia do conto a partir de uma frase em um dos livros de Otta F. Swire, logo após ter se apaixonado pela Ilha de Skye na Escócia. Como quase tudo que o autor faz, The Truth Is a Cave in the Black Mountains é um livro gostoso de ler (terminei em uma hora) sem deixar de ser denso e mais do que aparenta. Tem aquela atmosfera meio assustadora, mas não é um conto de terror. É uma ótima aquisição pra quem é fã de ilustrações e do trabalho do Neil Gaiman.



2 Comments


uau. Gostei Stella. Sou fã de Neil Gaiman e sua resenha está ótima. Vou procurar ;D bela semana pra ti.


Ele é demais mesmo!
Obrigada, Rafael! :)

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.