5

07.08.11 - Meu problema é o apego

Posted by Stella on 22:38 in , ,
Depois de pensar muito sobre qual é o meu problema (porque é fato que eu tenho problemas), cheguei à conclusão de que é o apego. Em um nível mais superficial, diria que é o apego às coisas que possuo. Porque eu continuo acreditando que POSSUO coisas. Possuir algo é tão abstrato quanto destruir algo. Nada pode ser possuído ou destruído. Você pode até acreditar que destruiu alguma coisa, mas na verdade ela só mudou de forma. Eu posso acreditar que possuo meus livros, mas se alguém entrar na minha casa e roubá-los, eles não estarão mais sob minha posse. Só o fato de alguém PODER roubá-los de mim já faz com que eu não possa possuí-los.

Então, por que eu continuo me apegando às coisas que eu PENSO que tenho? Tudo (TUDO) pode desaparecer do meu mundo um dia. E eu não deveria me apegar a nada, porque assim evitaria tudo que vem junto - medo, angústia, ansiedade, ciúme, inveja, os problemas são inúmeros. Mas COMO não se apegar? Meu apego nada mais é do que o medo de perder. Porque eu já perdi muitas coisas. Talvez eu só queira me AGARRAR à ilusão de que enquanto eu estiver me preocupando em não perder, tudo vai continuar ali. Enquanto eu continuar segurando a minha bolsa perto do meu corpo, ninguém vai roubá-la.

rs

Sei.

Que direito tenho eu de achar que possuo alguma coisa?
Nada que é meu, é MEU. Acredito que nem o que eu penso é meu. Tudo que se diz, ou que se pensa, já foi dito/pensado antes. E originalidade não existe? Claro que existe... mas eu acho que é nada mais do que expressar aquilo que alguém ainda não teve coragem/oportunidade/capacidade/vontade de expressar antes de você. Se for assim, então estamos todos ligados de alguma forma. Então talvez eu não precise ter medo de perder nada. Porque, de alguma forma, isso pode voltar pra mim um dia. E talvez eu queira, talvez eu não queira, talvez alguém queira...

Talvez. Palavrinha maldita.

Só sei que o problema continua. Eu posso falar sobre, mas isso não muda o fato de que é como eu me sinto. Não muda o fato de que existe uma voz na minha cabeça dizendo que eu devia ter medo de perder isso. Já me disseram que esse medo é um sentimento de responsabilidade. Tudo culpa do maldito do 'Pequeno Príncipe' na 5ª série: "És responsável por aquilo que cativas". (Ou algo assim) Acho que internalizei o princípio e concluí que o inverso também é verdadeiro. "Aquilo que me cativa é responsável por mim". Talvez (olha ele aí de novo) eu continue acreditando que aquilo que eu gosto me define. E não seja medo de perder tudo o que tenho, mas de me perder no processo.

Enfim, saber de tudo isso e continuar me apegando faz de mim uma idiota? (pergunta retórica)

5 Comments


Só te torna mais responsável, ou melhor consciente e aos poucos quem sabe o desapego se manifeste! Bem- vinda de volta querida beijos ótima semana


Não sei até que ponto o apego pode ser mau. Com certeza não podemos possuir pessoas.E mesmo o caso dos livros que podem ser roubados não nos isenta de sermos responsáveis pelo seu bem estar. Na medida do possível, é claro.
No fundo acho que o assunto pede um chope e uma hora e meia de conversa.
Um abraço moça e seja bem vinda.


O problema é que eu não sei qual o ponto certo. Perco o ponto e me apego demais... :/


ual..parabens que competencia...que visao...gostei muito mesmo...de vez em quando deparamos com pessoas com visao de mundo assim..e isso e muito legal.


Deve ser hereditário... X)
Kd meus bbs????? :'(
Bj
Mamãe

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.