3

11.02.10 - Top 5

Posted by Stella on 16:39 in

Fiquei pensando em fazer um post sobre os livros que li nessas férias, mas mudei de idéia. Resolvi fazer um top 5 dos meus filmes preferidos. Isso porque o segundo lugar mudou pra Bastardos Inglórios. :) Como eu não queria repetir o diretor, mesmo achando que vários filmes de um determinado diretor são muito bons, escolhi o MEU preferido. Lembrando também que eu não sou crítica de cinema, portanto, estou pouco me fudendo pro que dizem sobre Avatar ser bom, achei uma bosta e falo logo. Filme pra mim tem que mexer com algum parafuso, tem que me fazer pensar "cara, é isso mesmo!", tem que me fazer bater palmas por dentro (porque eu acho meio ridículo bater palmas no cinema...) Bem, vamos à listinha...

1º - All About Eve (1950)

O melhor filme que eu já vi. Tem as melhores falas e eu adoro a atuação da Bette Davis. Acho um filme muito digno e não é a toa que inspirou até Almodóvar. "A Malvada" é, pra mim, um clássico que tem em si todos os dramas de uma mulher. Eu também tenho uma queda por clássicos, então, acho que não preciso dizer muito, senão ia acabar dissertando aqui.

2º - Inglorious Basterds (2009)

Entrei no cinema esperando um filme qualquer. Mas Tarantino superou tudo. Diria que é a masterpiece dele. Um assunto já tão batido como o nazismo e a situação dos judeus (que já havia sido abordada numa perspectiva diferente e bem humorada em "A Vida é Bela" de Benigni) foi tratado de uma maneira completamente inovadora. Em primeiro lugar, os judeus não são coitadinhos. Em segundo, como é típico do diretor, final feliz e chororô é para fracos: o filme tem sangue, tem muito sangue, tem carnificina, tem tortura e tudo o mais. O humor negro que permeia a história é o que mais chama a atenção. A melhor atuação é definitivamente a de Christoph Waltz como o Col. Hans Landa. Merece o Oscar. Na verdade, o filme inteiro merece. Favorito mesmo.

3º - ¡Átame! (1990)

Gosto muito dos filmes do Almodóvar. O normal seria dizer que prefiro "Fale com Ela" ou "Tudo Sobre Minha Mãe", mas é mentira. Meu filme preferido dele é "Ata-me". Talvez seja a maneira como ele trata o desenvolvimento da Síndrome de Estocolmo na personagem sem citar a doença denhuma vez. É algo que acontece e no final você acaba preferindo assim. É muito estranho, mas faz sentido. Isso é o que eu mais gosto no Almodóvar. Ele não é "igual a todo mundo", ele pensa por outro angulo e faz você pensar junto com ele. Achei genial.

4º - Paris - When It Sizzles (1964)

Eu adoro a Audrey Hepburn. Traindo todas as coisas que eu disse sobre gostar de filmes que não são clichê e final feliz, eu adoro esse filme. A maneira como o escritor desesperado vai conquistando sua assistente e ela vai se deixando conquistar, tudo aos poucos, tudo sutil e implicito... me conquista também. Acho lindo. Beleza pra mim vem dos detalhes. Um filme delicioso que eu já vi um milhão de vezes e veria de novo. :)

5º - Singin' In The Rain (1952)

Tenho queda por musicais. Não qualquer musical. Mas esse filme é apaixonante. A dança, a música, a história, Gene Kelly, Donald O'Connor... uma combinação perfeita. Cenas marcantes como Gene Kelly saltitando nas poças d'águas foram utilizadas diversas vezes no cinema. Mas a minha música preferida do filme é interpretada por Donald O'Connor, "Make 'Em Laugh". É leve, é divertida e "cheia de verdade". rs Um filme marcante.

Os que me conhecem e leem o meu blog há mais tempo diriam: "Mas e Woody Allen?? Você não é tiete dele?" Pois bem, caros leitores, sou tão tiete dele que não colocaria no mesmo top 5 dos outros filmes. Tenho um top 5 só pra ele!

1º - Play It Again, Sam! (1972)
2º - Hollywood Ending (2002)
3º - Cassandra's Dream (2007)
4º - The Purple Rose of Cairo (1985)
5º - Match Point (2005)

Mesmo não ficando nos top 5 acima, houve um outro filme que vi esse ano e achei muito bom também! É o caso de 500 Days of Summer. Bem criativo e diferente - "It's not a love story!" - mas não foi o suficiente pra desemplacar os meus preferidos de todos os tempos. Só quem conseguiu essa façanha mesmo foi o Inglorious Basterds, porque superou demais as minhas expectativas. Será que Tim Burton vai conseguir mudar a minha listinha com Alice in Wonderland? Não sei... só esperando (loooonga espera, já que no Brasil só lança em abril) pra ver.

3 Comments


Tudo indica que valerá À pena esperar o atrasado coelho "deppiano" ehheh belaaa lista de filmes e Inglorious é realmente a masterpiece DELE hehe beijos bom fim de semana


ahhh eu preciso ver estas coisinhas :) ando devagar com os filmes...preferindo as besteirices da tV! :) fases!
OI Stellaaaaaaa
:)
carnaval sob os lençóis com filmes ou vai dar folia?


Rafael, Vivian, obrigada pelos comentários. :)

Ah, e eu nem fui foliã nesse carnaval... rs foi bem cheio de tranquilidade mesmo. :)

Beijos e voltem sempre!

Copyright © 2009 Wild About My Stuff All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.